Aqui está o segundo volume do Lindo Sonho Delirante, apresentando informações e comentários sobre 100 discos audaciosos da música brasileira lançados entre 1976 e 1985.
Bento Araujo mergulhou em sua estante de discos, em seu arquivo de entrevistas e em uma farta quantidade de artigos e matérias da imprensa musical do período para imortalizar uma das eras mais dramáticas, criativas e revolucionárias da música brasileira.
Nessa apaixonante, meticulosa, cativante e inovadora pesquisa musical, você encontra um panorama inquietante, por vezes utópico, mas genuíno. Cada disco é acompanhado de uma resenha em português e inglês e da fiel reprodução de sua capa original.
O autor investiga tanto os discos e as trajetórias de artistas e grupos consagrados, como também daqueles que não causaram um impacto na época, mas hoje são, ou podem vir a ser, cultuados por colecionadores do mundo todo. São discos de diversos gêneros musicais, que, reunidos debaixo da bandeira da transgressão, montam um peculiar e audacioso cenário.
Neste novo volume, a garimpagem começa em 1976, partindo rumo a uma jornada de dez anos, que acaba em 1985, com o fim a ditadura militar no país.
A segunda metade da década de 70 foi um período de profundas descobertas e reviravoltas dentro da música brasileira. Entre os jovens, havia um desejo no ar, o de se ver livre das amarras da ditadura e de poder começar tudo de novo.
A herança cultural da década anterior parecia onipresente: o sonho hippie, a contracultura, o tropicalismo e os mandamentos antropofágicos dos modernistas ainda contavam, mas a trilha sonora daquilo tudo, o rock psicodélico, se transformava em uma gama muito variada de sons e atitudes.
A MPB encontrava-se imersa em conflitos ideológicos, enquanto artistas independentes atuavam fora de qualquer categoria conhecida, abrindo novos caminhos e dando as costas ao passado, às regras da indústria do disco e às convenções do rock anglo-americano. Essa saudável dicotomia fomentou a música contida nos 100 discos resenhados neste segundo volume.
Lindo Sonho Delirante vol.2: 100 discos audaciosos do Brasil (1976-1985) é a continuação de Lindo Sonho Delirante: 100 discos psicodélicos do Brasil (1968-1975), lançado em 2016.
BENTO ARAUJO - LINDO SONHO DELIRANTE VOLUME 2 LIVRO
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- LIVRO CAPA SIMPLES
- NOVO
- NACIONAL
- GRAVADORA: POEIRA PRESS / POEIRA ZINE
- ANO: 2018
- Especificações do Livro
- 232 páginas
- 21cm de largura X 19,5cm de altura
- 600 gramas
- Inteiramente colorido
- Capa em papel couchê 300 g/m2, miolo em couchê 115 g/m2, lombada hotmelt
- Textos em português e inglês
- Informações preciosas 100 resenhas de discos + 100 reproduções das capas originais + Introdução