Side 1 | |
1 | | Things Left Unsaid | 4:27 |
2 | | It's What We Do | 6:17 |
3 | | Ebb And Flow | 1:56 |
| | Side 2 | |
4 | | Sum | 4:48 |
5 | | Skins | 2:37 |
6 | | Unsung | 1:07 |
7 | | Anisina | 3:17 |
| | Side 3 | |
8 | | The Lost Art Of Conversation | 1:43 |
9 | | On Noodle Street | 1:42 |
10 | | Night Light | 1:42 |
11 | | Allons-y (1) | 1:57 |
12 | | Autumn '68 | 1:35 |
13 | | Allons-y (2) | 1:32 |
14 | | Talkin' Hawkin' | 3:30 |
| | Side 4 | |
15 | | Calling | 3:38 |
16 | | Eyes To Pearls | 1:51 |
17 | | Surfacing | 2:46 |
18 | | Louder Than Words | 6:37 |
Detalhes
David Gilmour cantou sobre um rio sem fim em "High Hopes", a última música do que parecia ser o último álbum do Pink Floyd, a Division Bell de 1994. Vinte anos depois, a mesma frase se tornou o título de The Endless River, um álbum projetado como o último do Pink Floyd. Montado principalmente a partir de lançamentos da Division Bell inicialmente planejados como um projeto ambiental apelidado de The Big Spliff, o disco foi esculpido em forma por Gilmour, Youth, Andy Jackson e Phil Manzanera, da Roxy Music, adicionando guitarra e bateria de Nick Mason a fitas originais. carregado com teclados do falecido Rick Wright. Ele não é o único membro desaparecido do Floyd, é claro. Roger Waters está ausente, assim como o já falecido Syd Barrett, mas seus fantasmas estão presentes em todo o instrumental The Endless River. A mortalidade está na mente dos dois Floyds restantes, mencionados obliquamente em "Louder Than Words", a única música com letras aqui, mas sentida através de alusões a todos os seus possíveis passados. Uma música se desenrola com lavagens de sintetizador retiradas de "Welcome to the Machine", os quatro lados são estruturados como uma suíte amorfa contínua à la "Shine on You Crazy Diamond", trechos de Atom Heart Mother deslizam contra guitarras que batem ao ritmo de "Run Like Hell", criando uma impressão de uma banda em um estado de repouso: eles não estão se entregando ao passado, mas refletindo sobre isso, assistindo uma onda de memórias repetidamente entrando e saindo. Embora muito pouco sobre o The Endless River seja arriscado por design - é uma das bandas mais populares do século 20 que retornam às ondas sonoras que caracterizam seus maiores álbuns - a própria mudança dos vocais realinha a banda não apenas com Wish You Were Here (o que isso muitas vezes lembra), mas seus álbuns pré-Dark Side para Harvest, solapando as aspirações da reunião liderada por Gilmour, enquanto ressaltava como o Pink Floyd sempre foi uma banda artística em seu núcleo. Os instrumentais também são uma solução inteligente para o trabalho de trabalhar com fitas não finalizadas - é mais fácil transformá-las em uma suíte que muda constantemente do que enxergar melodias -, mas o balanço reconfortante de sintetizadores inchados e a crescente guitarra de Gilmour às vezes se movem inesperadamente. . Gilmour e Mason sabem que esta é sua despedida.